- Ano: 2012
-
Fotografias:Toshiyuki Yano
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetamos um novo albergue em Koya-san, fundada há mais de 1200 anos, patrimônio mundial da UNESCO. É uma mistura de hotel japonês tipo capsula na qual a privacidade é protegida e dormitório no qual a comunicação entre os hóspedes é ativa. Cada dormitório individual está frente a uma sala para poder escolher a distância adequada de outros hóspedes, o que garante a privacidade. A solução estrutural de madeira fina tem como resultado uma carga relativamente leve em cada pilar, a visibilidade das instalações ambientais facilita a manutenção e a simples composição do espaço permite não apenas ser dono deste albergue, mas também permite aos hóspedes manter, modificar e seguir utilizando esta arquitetura ao longo do tempo.
Criamos dois espaços a duas escalas, um é o salão para 20 pessoas e outro é o dormitório individual no tamanho de um colchão, mediante a proposta de um sistema estrutural simples e contínuo. A arquitetura consiste apenas de uma estrutura de madeira de 2x4 polegadas num perímetro de 455 m envolvido pela parede exterior com isolamento por fora. Não fizemos uma hierarquia entre estrutura, acabamento ou mobiliário, assim como a antiga arquitetura tradicional japonesa.
No centro desta arquitetura, a circulação entre duas colunatas de madeira é iluminada de forma natural e conecta os dormitórios privados com o espaço público, no salão. Utilizamos uma luz zenital através da estrutura de madeira em homenagem à arquitetura tradicional japonesa. Pequenos pilares suaves e finos dão aos hóspedes a sensação de uma escala muito humana, enquanto o conjunto destes pilares dá uma sensação de amplitude ao salão e bar.